Resultado do Enem 2018 Será divulgado em Janeiro

Data de divulgação do resultado do Enem 2018 já foi confirmada pelo MEC: Ao contrário do que costuma fazer, o MEC (Ministério da Educação) já confirmou a data de publicação das notas do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. De acordo com Rossieli Soares, ministro da Educação no Brasil, o resultado individual dos estudantes que tiverem concluído o ensino médio será divulgado no dia 17 de janeiro, uma quinta-feira.

As provas do Enem 2018 serão aplicadas em dois domingos consecutivos, dias 04 e 11 de novembro, da mesma maneira com que aconteceu no ano anterior. Ao todo, são 5,5 milhões de inscrições confirmadas para o Exame deste ano.

Quando foi confirmada a data de divulgação do resultado do Enem 2018?

Inscrições Abertas para o Enem 2018
Quando foi confirmada a data de divulgação do resultado do Enem 2018?

Desde quando o Enem passou a operar nesse novo formato, em 2010, o MEC e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) não confirmam com antecedência a data de publicação das notas dos participantes.

Todavia, nesta edição, a confirmação da data de publicação do resultado individual do Enem 2018 aconteceu com bastante antecedência.

Na entrevista coletiva realizada no dia 29 de maio (terça-feira), quando foi apresentado o balanço das inscrições do Enem 2018, o ministro Rossieli Soares confirmou que as notas serão divulgadas no dia 17 de janeiro.

Os estudantes que fizerem as provas como treineiros, sem concluir o ensino médio neste ano, terão acesso aos seus resultados individuais no mês de março do próximo ano.

Como consultar o resultado individual do Enem 2018?

Existem duas maneiras oficiais de consultar as notas do Enem 2018 nas plataformas do Inep, autarquia do MEC responsável por organizar o Exame Nacional do Ensino Médio.

A primeira delas é através da página do participante, disponível no portal do Instituto, no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante/. No acesso, é necessário informar os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha do Enem 2018.

Por sua vez, a segunda maneira, considerada mais prática por muitos estudantes, é por meio do aplicativo do Enem em smartphones e tablets. Quem ainda não tem o aplicativo instalado, consegue baixá-lo na Play Store e Apple Store, em caso de android ou iOS.

Para consultar o resultado no aplicativo do Enem 2018, o estudante também precisa informar o CPF e senha no primeiro acesso.

Em ambos meios de acesso às notas, após a informação dos dados necessários, os estudantes terão acesso aos seus rendimentos na redação e em cada uma das quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para que serve a nota do Enem 2018?

Resultado Enem
Para que serve a nota do Enem 2018?

Um bom desempenho nas provas, pode garantir ao candidato a aprovação nos processos seletivos de programas do MEC: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

As inscrições para os programas são feitas em seguida, logo após a divulgação das notas dos participantes.

O Sisu oferece vagas em cursos superiores em instituições gratuitas: universidades e institutos. O ProUni, por sua vez, distribui bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em faculdades particulares. Já o Fies, financia o curso superior em instituições privadas.

Todos os programas abrem duas seleções anuais, sendo uma no início de cada semestre letivo. Tanto no primeiro quanto no segundo processo seletivo do ano, as regras são basicamente as mesmas, sendo o Enem a principal porta de acesso aos benefícios oferecidos.

Faltam menos de dois meses para as provas deste ano. Portanto, intensifique a sua preparação e pratique o máximo que puder, resolvendo simulados e desenvolvendo textos sobre os assuntos mais relevantes dos últimos meses.

Conte com nossa torcida e boa sorte! Nós também contamos com o apoio de todos vocês, compartilhando nossa página com seus amigos sempre que puderem. Obrigado!

Resultado do Enem 2018 Será divulgado em Janeiro
4.9 (97.56%) 41 votos

Comente.