Quantas Questões Preciso Acertar no Encceja?

Para os candidatos que têm interesse em participar do Encceja, fiquem atentos a todas as informações prestadas neste artigo. O MEC (Ministério da Educação) iniciará em breve o período de provas do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Veja quantas questões é necessário acertar para conseguir a emissão do seu diploma.

O que é e como funciona o Encceja

PROVA-DO-ENCCEJA
O que é e como funciona o Encceja

O Encceja é um programa criado pelo MEC com a finalidade de disponibilizar  emissão de diplomas a pessoas que ainda não concluíram o ensino médio ou o ensino fundamental na idade adequada.

De acordo o Encceja, a idade adequada para adquirir o diploma do ensino fundamental, o participante precisa ter uma idade igual ou superior a 15 anos.

Já para a emissão do diploma para os estudantes que não concluíram o ensino médio, a idade para a emissão do diploma é de idade igual ou superior a 18 anos.

Interessados em participar do Encceja que ainda não atingiu a idade média para a emissão de ambos diplomas, não poderão realizar as provas do programa.

As provas do Encceja são aplicadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e através delas o instituto ver se o participante desenvolve as habilidades mínimas para conseguir a emissão do diploma.

São oito tipos de provas de conhecimentos gerais diferentes, sendo quatro para cada grau de ensino. Os participantes que buscam a emissão do diploma do ensino fundamental terão que realizar as seguintes provas: Redação, Matemática, Geografia, História, Ciências Naturais Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física.

Já para os que buscam a emissão do diploma para o ensino médio, terão que realizar as seguintes provas de conhecimentos gerais: Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia), Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física).

Para os que irão participar pela primeira vez do Encceja, será obrigatória a realização de todas as provas de conhecimento gerais do grau de ensino que almeja a emissão do diploma.

Já para candidatos que participaram outra vez e que não conseguiram a emissão do seu diploma mas a emissão de um certificado parcial. Estes poderão realizar a prova ‘Note Bem’, que deixa a critério do participante escolher uma das quatro áreas de conhecimento para a realização.

Cada prova é composta de 30 alternativas de múltipla escolha de cada área de conhecimentos gerais, e também uma proposta de redação.

Qual a nota necessária para conseguir a emissão do diploma

É preciso de muita atenção na realização das provas do Encceja, pois de acordo a edição passada, cerca de 100 mil pessoas conseguiram a emissão do diploma das 450 mil que participaram.

Para conseguir a emissão do diploma, valendo a mesma nota tanto para participantes que buscam o diploma do ensino fundamental quanto o do ensino médio, precisam acertar 10 questões das 30 de cada área de conhecimentos gerais.

A escala de proficiência varia de 60 a 180 pontos, deixando assim claro que cada questão da prova vale quatro pontos, acertando 10 dentro de cada área de conhecimentos gerais para que consiga uma nota igual a 100 em cada matéria da prova.

Então é preciso de muito estudo para que consiga a emissão do certificado, já que é necessário acertar ⅓ de cada prova para que consiga mostrar para o Inep, o órgão aplicador, que você desenvolve as capacidades mínimas necessárias para obter o diploma.

A redação vale dez pontos, e a nota mínima a ser obtida na redação e cinco pontos, precisando assim de obter a metade dos pontos que é distribuído através dela.

A pontuação para o candidato que vai realizar a prova note bem conseguir a emissão do diploma, será igual para os que realizam as provas de todos os conhecimentos gerais, precisando acertar ⅓, ou seja dez questões da prova de conhecimento pelo qual optou.

Como e onde se inscrever para o Encceja

Para se inscrever no Encceja, o interessado em participar deve acessar a página oficial do programa, disponível no seguinte link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso. Serão aceitas as inscrições realizadas somente neste site.

A realização da inscrição é totalmente gratuita.

O candidato precisa ter em mãos o seus documentos pessoais, como o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e também o seu RG (Registro Geral). Além de seus documentos, o participante precisa informar também um endereço de e-mail e um número de telefone pessoal válidos, pois através destes o Inep enviará notificações sobre todas as novidades do Encceja.

Tendo informado o endereço de e-mail e o número de telefone, o candidato precisa informar no ato da inscrição em qual ensino ele deseja emitir o diploma, fundamental ou médio.

Se não for a primeira participação do candidato no Encceja e que deseja realizar a prova ‘Note bem’, basta clicar na opção que aparece no ato da inscrição. Este deve informar qual área de conhecimentos gerais deseja realizar a prova.

Já para os demais, que irão realizar as provas do Encceja pela primeira vez, precisa obrigatoriamente da realização de todas as provas.

Para terminar a sua inscrição no Encceja, o candidato precisa informar em qual instituição ou escola deseja realizar as provas, lembrando que a escola precisa ser cadastrada no MEC como entidade onde realiza a aplicação de provas de programas do Ministério da Educação.

Caso queira mudar de escola mesmo depois de ter finalizado a sua inscrição, o candidato pode, mas somente se o período de inscrições no Encceja estiver ainda em aberto. Caso já esteja fechado, será impossível a alteração do local da realização das provas.

Tendo informado a escola ou instituição onde deseja realizar as provas do Encceja, cabe ao participante encerrar a sua inscrição no programa.

Logo após ter finalizado a inscrição no Encceja, o Inep enviará através do e-mail informado pelo candidato um comprovante de inscrição, tendo recebido este e-mail, o participante estará inscrito no programa.

Onde são divulgadas as notas do Encceja

Tendo realizado as provas do Encceja, o participante deve acessar o portal de notas do programa, disponível no seguinte link: http://sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais/#/. São verdadeiras as notas divulgadas somente neste site.

Para acessar o candidato precisa informar o seu CPF e a senha que o mesmo criou durante a realização da sua inscrição no Encceja.

Tendo acessado o site do portal de notas do Encceja, e sido aprovado pelo programa, o mesmo deve procurar a Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação mais próximo para poder emitir o seu certificado de diploma.

Já para os que não conseguiram a aprovação, podem também procurar os mesmos órgãos para conseguir um certificado provisório para que possa realizar na edição do ano seguinte a prova ‘Note bem’.

Para os que realizaram a prova note bem, deve comparecer com o seu certificado provisório em mãos para que assim inclua a sua nota da prova realizada nesta edição com as notas das provas realizadas na edição passada.

Caso algum participante do Encceja já tenha realizado alguma vez as provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, podem pedir para que incluam as notas adquiridas nas provas do Enem, nas notas das provas do Encceja, sendo cada uma para a sua determinada área de conhecimento.

Desejamos a todos que irão participar das provas do Encceja boa sorte!

Caso tenham mais dúvidas referentes ao Encceja, deixe-as nos comentários que teremos o prazer de esclarecê-las.

Quantas Questões Preciso Acertar no Encceja?
5 (99.38%) 32 votos

Comente.