Provas do Enem 2018 serão aplicadas na próxima semana

As provas do Enem 2018 serão aplicadas na próxima semana. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira está indo para a 20º edição do Exame Nacional do Ensino Médio onde obteve pouco mais de 5,5 milhões de candidatos confirmados. O local de prova de cada estudante foi liberado para visualização desde o dia 22 de outubro.

O Enem 2018 terá as provas aplicadas em dois domingos seguidos, dia 4 e 11 de novembro. No decorrer do artigo vamos ensinar como visualizar o local de prova, falar sobre o caderno de questões, horários e algumas regras do exame.

A nota do exame é muito importante, pois através dela que poderão concorrer a vagas em instituições do ensino superior. Para isso, basta se inscrever no Sistema de Seleção Unificada – Sisu, Prouni – Programa Universidade para Todos ou financiar através do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies.

Provas do Enem 2018 serão aplicados dia 4 e 11 de novembro

Enem - Inscrições, provas, matérias e local de prova

As provas do Enem 2018 serão aplicadas em todo o Brasil, o primeiro cuidado de alguns participantes é referente ao horário de verão, no qual terá início justamente às 00h00min do dia 4. As regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília terão os relógios adiantados em 1 hora.

Como o exame é aplicado com base no horário de Brasília, por motivo do fuso horário algumas regiões terão as provas iniciadas às 10h30min horário local, neste caso o Acre. Outras regiões terão as provas aplicadas no seguinte horário:

  • Terão as provas aplicadas às 12h30min horário local os estados: Sergipe; Rio Grande do Norte, Piauí; Pernambuco; Paraíba; Maranhão; Ceará; Bahia; Alagoas; Pará; Amapá; Mato Grosso do Sul e Mato Grosso;
  • Às 11h30min horário local em: Roraima; Rondônia e Amazonas;
  • Já os estados restantes terão as provas iniciadas às 13h30min.

O primeiro dia de prova do Enem 2018 terá 90 questões de múltiplas escolhas referente às matérias de Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação. Já no dia 11 serão mais 90 questões referentes às áreas de Matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias.

O exame poderá ser feito somente com caneta esferográfica de cor preta, na qual deverá ser fabricada de material transparente. É permitido duração de 5h30min no dia 4 e 5h00min no segundo dia, caso passe desse prazo e o estudante não tenha entregado o cartão de resposta, será automaticamente desconsiderado naquele dia.

O tema da redação do Enem 2018 será apresentar somente no dia do exame, entretanto, vamos apresentar alguns assuntos que poderão cair: Sistema carcerário do Brasil, notícias fake, aumento de pessoas desabrigadas, refugiados no Brasil, saúde mental, demarcação de terras e a sobrevivência da cultura indígena e por fim urbanização e transporte.

Caso os estudantes terminem a prova, só será permitido ir embora após 2 horas de provas, ou seja, às 15h30min horário de Brasília, caso termine antes, terá que aguardar em sala de aula. O caderno de questões do Enem 2018 só poderá ser levado quando estiver faltando 30 minutos para o término da prova, caso contrário a prova ficará com o fiscal.

Como visualizar local de prova do Enem 2018

Inscrições Abertas para o Enem 2018

O local de prova do Enem 2018 está disponível para visualização na página do participante. Para acessar basta entrar no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante ou através do aplicativo disponível para IOS e Android. Basta informar o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF, senha e informar figura exigida.

O cartão de confirmação de inscrição é composto com todos os dados do candidato, endereço do local de prova e cronograma. É aconselhado que os estudantes levem o cartão nos dias de provas, pois é composto de muitas informações e facilita a entrada em sala de aula.

Os participantes poderão entrar no local a partir das 12h00min horário de Brasília. Já o fechamento dos portões ocorrerá às 13h00min. Durante os 30 minutos do início das provas os candidatos receberão o caderno de questões na qual virá cravado o nome e o cartão de resposta e será recolhido os dados pessoais, como biometria e assinatura. É importante que confira todos os dados, caso esteja incorreto informe ao fiscal da sua sala.
Ao identificar a sala na qual foi destinado o estudante deverá apresentar algum documento com foto, serão aceitos somente aqueles disponíveis no anexo 13.2 do edital do Enem 2018. Em caso de perda ou roubo será aceito o Boletim de Ocorrência – BO feitos no máximo 90 dias, neste caso o candidato assinará um termo de responsabilidade.

Provas do Enem 2018 serão aplicadas na próxima semana
4.5 (90%) 2 votos

Comente.