Provas do Encceja 2018 acontecerão em Agosto

Os candidatos que se inscreveram para o ENCCEJA 2018 entre os dias 16 e 27 de abril deste ano, poderão acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição, a partir do dia 23 de julho.

O ENCCEJA 2018 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), é realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mesmo órgão responsável pela realização do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A primeira edição do ENCCEJA ocorreu em 2002, e, em 2018, já são mais de 1,6 milhão de inscritos, cujas provas serão aplicadas no próximo dia 05 de agosto.

O principal objetivo do exame é proporcionar, para jovens e adultos que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio na idade adequada, uma forma simplificada de concluir os estudos. Para tanto, através de uma avaliação única, serão certificados os conhecimentos adquiridos pelos candidatos, tanto no ambiente escolar, quanto no extraescolar, tais como saberes oriundos do convívio no ambiente familiar, no trabalho, em manifestações culturais e demais interações sociais.

Com a nota obtida na avaliação do ENCCEJA, o candidato poderá requerer o seu certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

QUEM PODE PARTICIPAR DO ENCCEJA 2018?

Importante ressaltar que o ENCCEJA é um exame voluntário e gratuito. Assim, todos os jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada poderão se inscrever para o exame.

O requisito para quem deseja obter o certificado do ensino fundamental é ter, na data do exame, no mínimo 15 anos completos.

Já para aqueles que buscam o certificado para o ensino médio, o requisito é ter, pelo menos, 18 anos completos no dia da realização da prova.

Também poderão participar do ENCCEJA pessoas residem no exterior, bem como as que estejam cumprindo penas privativas ou medidas socioeducativas. Isto é, aqueles que se encontram recolhidos em estabelecimentos prisionais e em centros de recuperação para adolescentes.

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO ENCCEJA 2018

ENCCEJA NACIONAL 2018 MARIA INES FINIO documento poderá ser acessado no site do INEP, na página do participante, através do número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), bem como da senha cadastrada no ato da inscrição. Sugere-se que no dia da prova o candidato leve o cartão de confirmação juntamente com o documento de identificação com foto.

É de suma importância para os participantes a verificação do cartão de confirmação da inscrição, pós ele trará informações imprescindíveis para a realização da prova, tais como:

  • número de inscrição;
  • data, horário e local de realização das provas;
  • áreas de conhecimento e nível de ensino;
  • solicitações de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social, caso solicitados;
  • Secretaria Estadual de Educação ou do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia escolhido para emissão do certificado ou declaração parcial de proficiência.

COMO SERÁ A PROVA DO ENCCEJA 2018?

Em 2018, as provas do ENCCEJA serão realizadas no próximo dia 05 de agosto, nos turnos matutino e vespertino. Os portões dos locais de prova serão abertos às 08 horas, conforme horário de Brasília, e os candidatos deverão chegar com, no mínimo, 30 minutos de antecedência.

A avaliação será composta de quatro provas e, cada uma, conterá 30 questões objetivas (de múltipla escolha).

Provas do Encceja 2018 acontecerão em Agosto
5 (100%) 4 votos

Comente.