Lista de Espera do Sisu 2019

Para os estudantes inscritos no Sisu 2019 que tem interesse em participar da lista de espera do programa, fiquem atentos. O MEC (Ministério da Educação) está prestes de dar início às inscrições da lista de espera do Sisu 2019 (Sistema de seleção Unificada). Fiquem atentos a todas informações prestadas neste artigo.

O que é e com o se inscrever na lista de espera do Sisu 2019

A lista de espera do Sisu, foi criada para o preenchimento de vagas que não foram ocupadas pelos alunos que foram contemplados no processo de seleção do programa.

Muitos participantes não comparecem nas instituições nas datas previstas por elas, deixando então de realizar a sua matrícula no curso pelo qual foi selecionado. Também existem estudantes que não levam toda documentação necessária que a instituição pede, fazendo com que o aluno também não consiga realizar a sua matrícula.

Lista de Espera do Sisu 2019 - Guia do AlunoO que também ocorre muito, e isso é por falta de atenção dos alunos, é que muitas vezes alguns estudantes seleciona um curso no qual a sua nota do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio, não se enquadra.

Para se inscrever na lista de espera do Sisu 2019, o participante deve acessar o site oficial do programa, disponível neste link: http://sisu.mec.gov.br/.

Dentro deste site, o aluno precisa clicar na opção do Boletim do Candidato que aparece na página inicial. Ao acessar o boletim do candidato, resta clicar em “participar da lista de espera”.

Após isso, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) enviará ao estudante através do endereço de e-mail prestado ao realizar a inscrição uma mensagem de confirmação.

Ao receber esta mensagem o aluno estará inscrito na lista de espera do Sisu 2019.

O processo de seleção da lista de espera do Sisu 2019 é semelhante ao que ocorre nos dois semestres do programa.

A nota de corte de cada curso em cada instituição é a inicial, sendo que, essa nota é alterada diariamente, passando a ser a menor nota do dia, a nota de corte do dia seguinte.

É de total responsabilidade do participante acessar o site do programa todos os dias e averiguar se seu nome está presente na lista dos pré-selecionados da lista de espera do Sisu 2019.

Se caso a nota de corte do curso optado pelo participante não se enquadre mais na nota do dia, infelizmente não terá mais chances de ser selecionado.

Serão contemplados aqueles nome que estão presentes na lista dos pré-selecionados após o término do processo de seleção da lista de espera do Sisu 2019.

Nota de corte do Sisu 2019

Para cada curso em cada instituição do país, sendo as que participam do programa, existe uma nota de corte para que o aluno possa ser contemplado durante o processo de seleção do Sisu 2019.

A nota de corte do aluno, é aquela que ele adquiriu ao realizar o Enem 2018. Essa nota precisa se enquadrar nas notas de corte dos cursos de preferência do participante, já que pode escolher até dois tipos de curso.

Caso a nota do estudante não se enquadre na nota de corte do curso selecionado, ele nem se quer concorre a uma vaga.

Tendo passado um dia do processo de seleção do Sisu 2019 e a nota do participante não seja maior que a nota de corte do dia, a partir deste momento não poderá mais ser contemplado.

Caso a nota do participante enquadre na nota de corte do curso que é alterada diariamente e, que seu nome esteja presente na lista dos pré-selecionados, há grandes possibilidades deste ser contemplado.

Serão então contemplados àqueles que têm seu nome presente na lista dos pré-selecionados após o término deste processo de seleção.

Para que o participante corra grandes chances de ser contemplado pela seleção do Sisu 2019, é muito importante que ele tire uma nota excelente no Enem 2018.

Desejamos boa sorte a todos!

Caso tenham mais dúvidas referentes ao Sisu 2019, deixe-as nos comentários que teremos o prazer de esclarecê-las. Continue acompanhando as principais notícias do Sisu no Guia do Aluno!

Lista de Espera do Sisu 2019
5 (100%) 4 votos

Comente.