Inscrições Sisu 2019: Veja como se Inscrever

Para os alunos interessados em participar do Sisu 2019, fiquem atentos durante a realização da sua inscrição no programa. As inscrições do Sisu 2019 (Sistema de Seleção Unificada) requerem um pouco de atenção. Neste artigo daremos informações importantes para poder realizá-la.

O Sisu 2019 é um programa destinados aos estudantes que realizaram as provas do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio e que tiveram uma nota igual ou maior que 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e também uma nota superior a zero na redação.

Para quem não realizou as provas do Enem 2018, não pode de forma alguma participar do Sisu 2019, pois para se inscrever no programa, o participante precisa informar o número de sua inscrição no exame.

Quem pode participar do Sisu 2019

Inscrições Sisu 2019 Veja como se InscreverCaso o aluno tente cometer qualquer fraude, preenchendo com o número de matrícula de uma outra pessoa, este mesmo não terá a aprovação da sua inscrição, pois após a finalização da inscrição no Sisu 2019 o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) verifica todos os dados prestados na inscrição.

Tendo o estudante preenchido um campo com informações falsas, o Inep notificará ao Sisu e a inscrição será automaticamente cancelada.

Para não correr riscos maiores de perder a inscrição no Sisu 2019, é de muita importância a leitura do edital do programa, pois nele está escrita todas as normas e regras sobre o programa.

O edital, de acordo com as edições passadas, é publicado antes do início do período de inscrições do Sisu 2019, sendo este, válido para os dois semestres de inscrições no programa.

O Sisu 2019 tem o período de inscrições dividido em dois semestres, um a cada seis meses do ano, podendo então se inscrever novamente no segundo semestre aqueles estudantes que não foram selecionados no primeiro semestre.

Onde se inscrever no Sisu 2019

Para dar início na inscrição do Sisu 2019, o participante deve acessar a página oficial do programa, disponível neste link: http://sisu.mec.gov.br/. Serão aceitas as inscrições que forem realizadas somente neste site.

Ao acessar o site do Sisu 2019, o aluno precisa informar primeiramente o número de sua matrícula no Enem 2018 e, caso não se recorde poderá acessar a página do participante do Enem novamente, pois todos os dados prestados durante a inscrição no exame ficam lá salvos.

Além de informar o seu número de matrícula do Enem 2018, o participante precisa informar um endereço de e-mail e um número de telefone pessoal válidos, pois através destes o Inep irá notificar o aluno com todas informações referentes ao Sisu 2019.

Prestes de finalizar o processo de inscrição no Sisu 2019, o estudante pode escolher até dois tipos de curso de sua preferência, lembrando que serão para estes que concorrerá a uma vaga no processo de seleção.

Tendo então escolhido os cursos, resta ao participante finalizar a sua inscrição no Sisu 2019.

Dia após o término das inscrições do Sisu 2019, é dado o início no período de seleção do programa. É de total responsabilidade do aluno verificar dia a dia se seu nome está na lista dos pré-selecionados.

É preciso a verificação dia após dia, pois a nota de corte ocorre mudanças diariamente deixando então a nota mínima do dia, como nota de corte para o próximo.

Serão selecionados aqueles participantes que tem seu nome presente na lista dos pré-selecionados após o término do período de seleção.

Caso o aluno não tenha conseguido a tão sonhada vaga, não é hora de desistir pois tem ainda a lista de espera do Sisu 2019.

A lista de espera é destinada para o preenchimento das vagas que não foram ocupadas pelos estudantes nas instituições por não terem comparecido no dia da matrícula do curso ou, que não tenha apresentado todas as documentações necessárias.

lista de espera do Sisu 2019

Para se inscrever na lista de espera do Sisu 2019 o participante deve optar pela participação ou não durante a realização da inscrição no programa.

Por isso é muito importante a leitura do edital e também o máximo de atenção ao realizar a inscrição no Sisu 2019.

Não será aceita de forma alguma inscrições na lista de espera depois do término do período de inscrição no Sisu 2019.

A seleção dos participantes na lista de espera, é semelhante ao primeiro processo de seleção do Sisu 2019, é estabelecida uma nota de corte que é mudada diariamente.

Serão selecionados então, aqueles que permanecerem na lista dos pré-selecionados após o término da lista de espera.

Aos participantes que mesmo assim não conseguiram uma vaga nos cursos de sua preferência, não desistam! Ainda tem o segundo semestre de inscrições do Sisu 2019 e para participar é preciso realizar tudo o que já fez para realizar a inscrição no primeiro semestre.

Caso ainda tenham dúvidas referentes ao Sisu 2019, deixe-as nos comentários que teremos o prazer de esclarecê-las para vocês.

Continue acompanhando mais notícias do Sisu no Guia do Aluno. Desejamos a todos, boa sorte!

Inscrições Sisu 2019: Veja como se Inscrever
5 (100%) 1 voto

Comente.