Inscrições do Prouni 2019: Programa Universidade para Todos

Para os estudantes que têm interesse em participar do Prouni 2019, fiquem atentos sobre todas as informações necessárias sobre o programa. O MEC (Ministério da Educação) abrirá em breve as inscrições do Prouni 2019 – Programa Universidade para Todos e, você que tem interesse em participar do programa, neste artigo daremos dicas importantes para a realização da inscrição.

Quem pode participar do Prouni 2019

TUDO SOBRE O PROUNI 2019
Vem aí em breve o Prouni 2019

O Prouni foi criado pelo MEC como finalidade maior disponibilizar vagas em instituições federais à estudantes que não tem condições de realizar pagamentos a instituições particulares.

Para participar do Prouni 2019 o estudante precisa ter concluído o ensino médio em escola de rede pública ou em escola de rede privada na condição de bolsa integral.

Caso o aluno estudou parte em escola de rede pública e parte em escola de rede privada, poderá participar do programa se durante o período que estudou em escola de rede privada foi na condição de bolsa integral.

Além de terem concluído o ensino médio, os estudantes precisam ter realizado as provas do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio e ter obtido um valor igual ou superior a 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e também uma nota maior que zero na redação.

Além dos estudantes, podem participar do programa pessoas com deficiência ou, professores de escolas de rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Se algum dos participantes não se enquadra em nenhuma das informações acima, estes então não poderão participar do Prouni 2019.

Existem dois tipos de bolsas disponíveis no Prouni 2019 que são: Bolsa integral, que abrange 100% do valor total do curso na instituição, e também a bolsa parcial, que abrange 50% do valor total do curso.

Para cada bolsa existe um valor específico de renda para cada componente da família. Se enquadram na bolsa integral, que abrange 100% do valor do curso os estudantes que comprovem que a renda familiar per capita é de até um salário mínimo e meio por mês.

Já para se enquadrar na bolsa parcial, que abrange 50% do valor do curso o estudante precisa comprovar que a renda familiar bruta mensal é de até três salários mínimos.

Se algum dos estudantes que desejam participar do Prouni 2019 tem uma renda familiar per capita maior que essas, infelizmente não terá oportunidade. O aluno pode até informar todos os dados da família, mas o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tem total responsabilidade de verificar se as informações prestadas pelos participantes são verdadeira e se elas se enquadram no padrão estabelecido pelo programa.

Caso o Inep verifique e veja que os alunos têm a renda superior a estabelecida pelo Prouni ou, algum dos estudantes prestou alguma informação falsa durante a inscrição no programa, estes não poderão usufruir das bolsa e nem participar da lista dos pré-selecionados.

Como e onde se inscrever no Prouni 2019

Como e onde se inscrever no Prouni 2019

As inscrições do Prouni são divididas em dois semestres, um a cada seis meses do ano, podendo se inscrever novamente no segundo semestre àqueles participantes que não foram selecionados no primeiro.

Para se inscrever no Prouni 2019, o estudante deve acessar o site oficial do programa, disponível neste link: http://siteprouni.mec.gov.br/. Serão aceitas as inscrições realizadas somente neste site.

Para dar o pontapé inicial na inscrição do Prouni 2019, o aluno deve informar o número de sua matrícula e senha do Enem 2018.

Caso o estudante não se recorde, basta acessar novamente a página do participante do Enem 2018 e readquirir a senha e o número da matrícula.

Não será aceito inscrições com números de matrículas de edições anteriores a do Enem 2018.

Além do número da matrícula no Enem 2018, o participante precisa informar também um endereço de e-mail ou um número de telefone pessoal válidos, que através destes meios, o MEC notificará o aluno das novidades, prazos, processo seletivo, dentre outros.

Logo após, prestes de finalizar a sua inscrição no Prouni 2019, o estudante precisa informar até dois tipos de curso, turno e instituição de sua preferência. Serão para estes que o aluno concorrerá a uma vaga.

É importante o estudante observar se a sua nota se enquadra na nota de corte dos cursos nas instituições escolhidas pelo mesmo.

Logo após preencher todos os campos necessário no ato da inscrição do Prouni 2019, cabe ao participante finalizar a sua inscrição no programa.

Após encerrada a inscrição, o Inep irá conferir todas as informações prestadas pelos alunos durante a inscrição no Prouni 2019 e, caso algum participante preste qualquer informação falsa ou que não se enquadra nas normas do programa, terá a sua inscrição automaticamente cancelada.

É preciso muita atenção ao realizar a inscrição no Prouni 2019 para não correr riscos de prestar informações falsas ou preencher qualquer campo com informações erradas.

Tendo o Inep verificado tudo que foi prestado no ato da inscrição do Prouni 2019, será enviado um e-mail de confirmação de inscrição no programa.

Quando iniciar o período de seleção do Prouni 2019, cabo ao estudante acompanhar a lista dos pré-selecionados e verificar se seu nome está presente ou não na lista dos melhores colocados do dia.

A nota de corte do programa é alterada diariamente, ficando a menor nota do dia a nota de corte do dia seguinte.

Se a nota do estudante se enquadre na nota de corte no final do processo de seleção do Prouni 2019 e seu nome esteja presente na lista dos pré-selecionados, este será contemplado com a seleção no programa.

E se caso a nota de corte não se enquadrar mais com a sua nota, infelizmente não poderá ser contemplado com a seleção do programa naquele semestre.

Além de poder concorrer a uma vaga no segundo semestre, o estudante inscrito no primeiro semestres do Prouni 2019 pode também participar da lista de espera do programa.

Lista de espera do Prouni 2019

Lista de espera do Prouni 2019
Lista de espera do Prouni 2019

A lista de espera do Prouni 2019 é criada para o preenchimento de vagas não ocupadas pelos alunos selecionados no processo de seleção do programa.

Uma coisa que acontece bastante é a falta de verificação dos estudantes se seu nome foi selecionado ou não, deixando então de se apresentar na instituição.

Outra falta de atenção bem presente é a não presença ou, falta de documentação necessária para realizar a matrícula na instituição pelo qual foi selecionado através do Prouni 2019.

Para se inscrever na lista de espera do Prouni 2019, o estudante precisa guardar o término do processo de seleção do programa.

A inscrição na lista de espera é feita em site diferente ao da inscrição no Prouni 2019, disponível neste seguinte link: http://prouniportal.mec.gov.br/.

Após a realização da inscrição na lista de espera do Prouni 2019, o participante deve aguardar o processo de seleção da lista, que é semelhante ao primeiro processo.

A nota de corte da lista de espera é alterada também, dia após dia, até o término do processo de seleção.

Tendo o processo de seleção da lista de espera do Prouni 209 encerrado, serão selecionados a ocupar as vagas em abertos nas instituições, os nomes que se fazem presente na lista dos pré-selecionados.

Estes, deverão entrar em contato com a instituição pelo qual foi selecionado através da lista de espera do Prouni 2019 e verificar a data e a documentação necessária para a realização de sua matrícula.

Caso o participante não se apresente na instituição para realizar a sua matrícula, caberá a mesma instituição saber como irá ocupar aquela vaga que ainda permanece em aberto.

Caso ainda obtenham mais dúvidas referentes ao Prouni 2019, deixe-as nos comentários que teremos o prazer de esclarecê-las a vocês.

O Guia do Aluno deseja a todos, boa sorte!

Inscrições do Prouni 2019: Programa Universidade para Todos
5 (100%) 3 votos

Comente.