Fies 2019: Inscrições e Requisitos

Estudantes matriculados em instituições privadas de ensino superior podem recorrer ao Fies 2019 para custear o valor das mensalidades de seus cursos de graduação. O Fies foi criado pelo Governo Federal e é gerenciado pelo Ministério da Educação – MEC.

O Fies 2019 oferece vantagens como baixas taxas de juros e possibilidade de quitar o valor financiado apenas no final do curso. Vale lembrar que o Novo Fies oferece contratos de financiamento com taxa zero de juros.

Para solicitar o Fies o estudante deve estar matriculado em instituição privada de ensino superior em cursos que tenham recebido avaliação positiva do MEC. Mas, a principal exigência é que o estudante já tenha realizado as provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

O Novo Fies

O Novo Fies

O Fies passou por várias mudanças, o que ocasionou o surgimento do Novo Fies. As principais mudanças do novo Fies estão nas taxas de juros dos contratos de financiamentos e nas modalidades de contratos. Cada modalidade tem uma diferente taxa de juros, que pode ser de 0 %. Conheça então as modalidades de contrato do Novo Fies 2019.

Modalidade l. Esta modalidade de contrato do Fies 2019 oferece 100 mil vagas oferecidas para estudantes de todo Brasil que tenham uma renda familiar per capita mensal de no máximo três salários mínimos. A taxa de juros aqui é de 0%, uma das novidades do Fies 2019.

Modalidade ll. Destinada para estudantes matriculados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, terá disponível 150 mil vagas para contratos de financiamento estudantil. A renda familiar do estudante deve ser de até 5 salários mínimos com baixa taxa de juros definida pela instituição financeira.

Modalidade lll. Inicialmente esta modalidade de contrato do Fies 2019 oferecerá 60 mil vagas, podendo chegar a 80 mil. Estudantes com renda de até 5 familiar com até 5 salários mínimos podem fechar o contrato que terá baixa taxa de juros.

Inscrições para o Fies 2019

As inscrições para participar do processo seletivo do FIES 2019 devem ser realizadas exclusivamente através da internet. As inscrições são abertas no início de cada semestre e para se inscrever os estudantes devem realizar os seguintes procedimentos:

  1. Cadastro no SISFIES. O cadastro no Sistema Informatizado do FIES –SISFIES é realizado no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br. O estudante deve informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento, endereço de e-mail válido e cadastrar uma senha pessoal para futuros acessos ao Sistema.
  2. Validação do Cadastro. O SISFIES enviará ao endereço de e-mail informado pelo estudante uma mensagem para que acesse novamente o Sistema para validar o cadastro.
  1. Inscrição. O estudante deve acessar novamente o endereço eletrônico do Fies 2019 para realizar a inscrição no processo seletivo. Será necessário informar os dados pessoais do estudante, dados referentes ao curso de graduação para o qual deseja o financiamento estudantil e também os dados da instituição de ensino superior que freqüenta.

Cursos de graduação considerados como pertencentes a áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional terão prioridade para serem financiados pelo Fies 2019, são os cursos voltados para as áreas da engenharia, saúde e formação de professores. Outra prioridade para os novos contratos do Fies serão para cursos ministrados em instituições de ensino superior localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (menos o Distrito Federal).

Quais os requisitos para participar do Fies 2019

Para realizar a inscrição para o Fies 2019, o estudante deverá atender a alguns requisitos, sendo o principal deles ter participado de alguma edição do Enem desde 2010 e ter obtido uma nota de 450 pontos ou mais nas provas de conhecimentos e nota superior a zero na prova de redação.

A renda familiar também é um requisito para contratar o Fies 2019. Os estudantes devem ter uma renda familiar por pessoa integrante da família de no mínimo três e máximo de cinco salários mínimos.  

Nota de corte e processo seletivo do Fies 2019

No ato da inscrição o estudante deverá escolher qual a opção de curso para ser financiado pelo Fies 2019. Com base na opção de curso, o número de vagas disponíveis e a nota do estudante no Enem o sistema informatizado calcula a nota de corte.

Ao final do período de inscrição, o sistema informatizado do Fies 2019 seleciona os estudantes com que apresentarem as maiores notas do Enem de acordo com as vagas ofertadas para cada curso.

Os pré-selecionados devem ir até a uma das instituições financeiras com os documentos exigidos e formalizar o contrato do Fies 2019.

Mais informações estão disponíveis na nossa página do Fies 2019 no Facebook, curta e compartilhe.

Fies 2019: Inscrições e Requisitos
Dê a sua nota e compartilhe!

Comente.