Enem: MEC tenta adiar início do horário de verão

Provas estão marcadas para mesma data do início do Horário de Verão

O Ministro Rossieli Soares entrou em contato com o presidente Michel Temer para que possa adiar o horário de verão para depois do Exame Nacional do Ensino Médio. Normalmente o horário é aplicado no mês de outubro com encerramento no mês de fevereiro, por motivo das eleições foi adiado para o dia 4 de novembro.

O horário de verão é aplicado em dez estados do Brasil além de Brasília, onde tem a prática de adiantar os relógios em uma hora durante os meses de verão. O principal objetivo é evitar sobrecarga de consumo durante os picos diários, assim aproveitando um pouco mais da luz solar, pois em algumas regiões o pôr do sol ocorrerá a partir das 18h00min.

Os relógios serão adiantados em uma hora nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo. O pedido do MEC – Ministério da Educação é pensando nos estudantes da Região Norte na qual ficará a três horas de diferença, caso o pedido não seja aceito.

O ministro Soares informou que se reuniu com os ministros Eliseu Padilha, da casa civil, o presidente Michel Temer e Moreira Franco, de Minas e Energia, na qual foi explicado o motivo do pedido para que seja adiado o horário de verão após as provas do Enem 2018. Conforme entrevista de Soares na Agência Brasil, o ministro aparentava estar confiante com o adiamento do horário na qual a resposta deverá ser divulgada nos próximos dias.

Provas do Enem 2018

Inscrições Abertas para o Enem 2018

O horário de verão terá início às 00h00min no dia 4 de novembro, exatamente no primeiro dia de prova do Enem 2018, o segundo dia será no dia 11. O exame é muito famoso pela pontuação, assim muitos estudantes acabam ficando pelo lado de fora.

Os portões serão abertos às 12h00min com o fechamento às 13h00min respeitando horário de Brasília. Como no Distrito Federal os relógios estarão adiantados 1 hora, alguns estudantes terão que dar entradas nos locais de prova do Enem 2018 antes do horário de almoço, sendo assim por este motivo o MEC acredita que acabará dificultando para os estudantes. A principal região afetada é o Acre, pois terão que dar entrada nos locais de prova das 9h00min até às 10h00min.

As provas serão aplicadas á partir das 13h30min, pois o exame disponibiliza 30 minutos para que todos os estudantes estejam em sala de aula e seja entregue os cadernos de provas. No primeiro dia serão exatas 5h30min de duração de prova e 5h00min no segundo dia.

Serão aplicadas no dia 4, 90 questões de múltiplas escolhas referente às áreas de Linguagens, códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias. Não podemos esquecer da redação do Enem 2018 onde o tema será disponibilizado na prova. Já o dia 11 serão somente 90 questões de Matemática e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Dicas para não se atrasar para o Enem 2018

Em todos os estados as provas do Enem 2018 terão início acompanhando o horário de Brasília. As regiões que possuem horários diferentes (sem o horário de verão) são Mato Grosso (1h a menos), Mato Grosso do Sul (1h a menos), Amazonas (1h a menos), Acre (2h a menos), Rondônia (1h a menos), Roraima (1h a menos), Pernambuco (Fernando de Noronha, 1h a mais).

Os locais de prova do Enem 2018 deverão ser divulgados daqui 15 dias, sendo assim os estudantes terão muitos dias para se programar e fazer o reconhecimento dos locais que foram destinados.

A nossa dica é que reprograme os seus relógios baseados no horário de Brasília e faça o reconhecimento do trajeto. Saia de casa às 11h00min e anote os horários de ônibus, metrô ou tempo que irá gastar até o local destinado, sendo assim eliminando drasticamente as chances de se tornar um meme na internet onde ficaria famoso por se atrasar no exame.
É importante lembrar que serão exigidos documentos na porta da sala. Confira todos os documentos aceitos no edital do Enem 2018 no anexo 13.2. Para aqueles que perderem os documentos não se desespere, acione a polícia faça um B.O – Boletim de Ocorrência e apresente ao examinador.

Fique ligado em mais notícias do Enem no GuiadoAluno!

Enem: MEC tenta adiar início do horário de verão
4.8 (96.3%) 54 votos

Comente.