Enem 2019: Inscrições, Provas e Resultado

O Enem 2019 vem aí. E também a esperança de vários estudantes de, através das notas obtidas nas provas do Exame, conseguirem a tão sonhada vaga para cursos de nível superior.

O Enem, ou Exame Nacional do Ensino Médio é uma iniciativa do Governo Federal inicialmente criado para apenas avaliar o nível de aprendizado dos estudantes brasileiros que estavam para concluir o ensino médio, na época 2º grau.

Hoje participar do Enem é fundamental para quem quer participar dos processos seletivos do Programa Universidade para Todos – Prouni, Sistema de Seleção Unificada – SISU e também conseguir crédito do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies.

Inscrições para participar do Enem 2019

Como se inscrever para o Enem 2019

Ainda não foi definido pelo Ministério da Educação – MEC quais serão as datas do período de inscrição para participar do Enem 2019.

As inscrições vão poder ser realizadas apenas pela internet, no endereço eletrônico oficial do Enem 2019, o http://enem.inep.gov.br/. Para se inscrever os participantes devem:

         1º Passo – Acessar o endereço eletrônico do Enem 2019

         2º Passo – Ler com atenção as informações importantes do Edital do Enem 2019,

         3º Passo – Informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF),

         4º Passo – Informar endereço de email, vale lembrar que o sistema aceita apenas uma inscrição por email informado

         5º Passo – Criar uma senha pessoal que deve ser anotada, pois será sempre solicitada para futuros acessos a “Página do Participante”   

Edital do Enem 2019

É bastante recomendado que antes de realizar a inscrição para participar do Enem 2019, os participantes leiam o Edital que regulamenta o Exame.

Através do Edital os participantes terão acesso a informações muito importantes, como tipos de documento pessoal aceito como identificação, o que é permitido portar nos locais de prova em dias de exame, como solicitar atendimentos especial e específico, etc.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP é quem elabora e divulga o Edital do Enem 2019. A divulgação deve ser realizada no site da organização não governamental.

Taxa de inscrição do Enem 2019

Página do Participante Enem 2019

A inscrição do Enem 2019 será finalizada apenas após o participante realizar o pagamento da taxa de inscrição do Exame, exceto aqueles participantes que têm direito de solicitar a isenção do pagamento.

Podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 os participantes autodeclarados socioeconomicamente carentes e também aos que se enquadram na Lei de Cotas, aqueles que no último Censo realizado pelo IBGE declararam ser negros, pardos ou indígenas.

Na última edição do Enem  o valor da taxa de inscrição foi de R$ 82,00. Para realizar o pagamento o participante terá que imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), que pode ser paga em agências dos Correios, casas lotéricas e agências da Caixa Econômica e Banco do Brasil.

Tudo sobre as provas do Enem 2019

Provas aos domingos – Desde a edição de 2017, após uma consulta popular, as provas do Enem passaram a ser aplicadas aos domingos.

Durante o primeiro domingo os participantes vão realizar as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a prova de redação.

No segundo domingo, será o dia que os participantes do Enem 2019 responderão as questões das provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Tempo de duração: No primeiro domingo os participantes terão 5h30min de tempo para responder às 90 questões de conhecimentos e a redação. No segundo terão 4h30min para completar o Exame respondendo mais 90 questões de conhecimentos.

Endereço dos locais de provas. Os dos endereços dos locais de provas do Enem 2019 serão divulgados nos cartões de confirmação de inscrição. Para consultar os cartões os participantes devem acessar a Página do Participante.  

Gabarito e resultado do Enem 2019

O gabarito das questões das provas do Enem 2019 é liberado no terceiro dia útil após o fim do Exame. Para realizar a consulta e se desejar também o download dos gabaritos, os participantes devem acessar o endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem.

Já o resultado individual de cada participante deve ser divulgado apenas em janeiro, com data a ser informada pelo INEP.

Quem realizar o Enem 2019 como Treineiro ( estudantes menores de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio ) vai poder consultar o resultado  60 dias depois da divulgação do resultado individual das provas.

Vale lembrar que apenas os participantes que permanecerem até os 30 últimos nos locais de aplicação de provas do Enem 2019 vão poder levar os cadernos de questões, facilitando assim futuras consultas aos gabaritos das provas.

Muitas informações à respeito do Enem 2019 estão disponíveis também na nossa página do Facebook, não deixem de visitar, curtir e compartilhar.

Enem 2019: Inscrições, Provas e Resultado
Dê a sua nota e compartilhe!

Comente.