Encceja: o que é e como funciona

Para candidatos interessados em participar do Encceja, fiquem por dentro de tudo sobre o programa. Neste artigo vamos procurar esclarecer todas as dúvidas dos candidatos que queiram participar do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

O que é o Encceja?

O que é o Encceja?

O Encceja é um programa criado pelo MEC (Ministério da Educação) com a finalidade de disponibilizar diplomas a estudantes que não concluíram o ensino médio ou o ensino fundamental dentro da idade adequada.

Para conseguir a emissão do diploma, os participantes precisam realizar a prova do programa e, ter uma idade de no mínimo 15 anos completos para obterem o certificado de diploma do ensino fundamental. Já para os que buscam a emissão do diploma para o ensino médio, precisam ter no mínimo 18 anos completos.

As provas do programa são aplicadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), porém a emissão do certificado de diploma, são efetuados pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação.

Para cada grau de ensino, existem quatro aplicações de provas de conhecimentos gerais diferentes, sendo para cada uma destas quatro provas, 30 alternativas de múltipla escolha além de uma proposta de redação.

Para os alunos que querem o diploma do ensino fundamental pelo Encceja, as provas são sobre: Ciências Naturais, Matemática, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação.

Já para os que almejam conquistar o diploma do ensino médio, as provas são sobre: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia), Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

O que se assemelha na emissão do diploma de ambos ensinos, fundamental e médio, são as notas para cada área de conhecimento. Para cada uma área de conhecimento o candidato precisa obter no mínimo cem pontos, pois com essa nota o Inep entende que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação.

Já para a redação, o participante precisa ter uma nota igual ou maior que cinco pontos.

Como se inscrever no Encceja

Para se inscrever no Encceja o estudante precisa acessar o site oficial do programa, disponível neste link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/. Serão aceitas as inscrições realizadas somente neste site.

O candidato precisa ter em mãos os seus documentos pessoais, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (Registro Geral).

O participante precisa possuir um endereço de e-mail e um número de telefone pessoal válidos que será necessário a informação destes também.

Através de seu endereço de e-mail, o Inep enviará notificações com todas as novidades sobre o Encceja.

Logo após o candidato deve informar em qual ensino ele quer emitir o seu certificado.

Caso não seja a primeira participação do candidato, ele pode optar por realizar a prova “Note bem”. É possível fazer a realização desta prova, só aqueles que já participaram de outra edição do programa e obteve um certificado parcial.

O que diferencia a prova note bem das outras demais, é que o aluno pode optar por apenas uma das quatro áreas de conhecimento.

Já para quem está participando do programa pela primeira vez, é obrigatório a realização de todas as provas.

Para terminar a sua inscrição no Encceja, o candidato precisa informar a cidade onde deseja realizar as provas do programa.

Uma observação importante é que o participante pode mudar o local da realização das suas provas ele pode mudar, porém, somente dentro do período de inscrição do Encceja. Caso o período se encerre, será impossível a alteração.

Tendo informado a cidade, resta ao candidato criar uma senha pessoal na página do programa, e encerrar sua inscrição. O participante precisa imprimir o comprovante de inscrição que aparecerá na tela após a finalização da mesma.

Onde olhar notas do Encceja

Onde olhar notas do Encceja

Após a realização das provas, os candidatos deverão acessar o portal de resultados do Encceja, informando o seu CPF e a senha que criou durante a realização da sua inscrição no programa.

Ao acessar o site, o participante que for aprovado deve comparecer a Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação mais próximo para poder emitir o seu certificado de diploma.

Caso algum participante que deseja emitir o certificado do ensino médio tenha realizado alguma vez o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, a sua nota do exame poderá ser incluída a nota das provas do Encceja, sendo cada uma para a sua mesma área de conhecimento.

Os candidatos que já realizaram as provas do Encceja alguma vez e adquiriu o certificado provisório, poderão também incluir a sua nota em cada área de conhecimento específica.

Cerca de 490 mil candidatos realizaram as provas do Encceja na edição de 2017, e aproximadamente 21% dos participantes conseguiram conquistar a nota mínima para a emissão do seu certificado do programa.

Aproximadamente 103 mil pessoas conseguiram o seu diploma, isso mostra que o candidato precisa se esforçar para conseguir a emissão do seu diploma.

Desejamos a todos os candidatos que irão participar desta edição do Encceja, boa sorte!

Caso tenham mais dúvidas referentes ao programa, deixe-as nos comentários que teremos o prazer de esclarecê-las a vocês.

Encceja: o que é e como funciona
5 (100%) 1 voto

Comente.