Dicas de Português para as Provas do Enem

Estudantes que vão realizar as provas do Enem e, quem tenha dúvidas quanto às questões de português das provas, neste artigo daremos dicas importantes quanto a realização delas. Fique por dentro de todas as dicas de português para as provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. As provas estão perto de se iniciarem, então leiam com atenção todas as dicas deste artigo.

Como são calculadas as notas do Enem

As provas do Enem têm 180 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação com o tema abordado somente no dia da realização das provas. AS questões de múltipla escolha são divididas em dois domingos de prova.

O primeiro domingo são realizadas as provas de linguagens códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias e a proposta de redação.

Essa prova abrange as seguintes matérias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, estas são da área de linguagens códigos e suas tecnologias.

O segundo domingo de provas são realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, com as 90 questões restantes.

Já a segunda prova, abrange essas matérias: Matemática, Biologia, Física e Química.

O órgão responsável pela correção das provas e da proposta de redação é o TRI (Teoria de Resposta ao Ítem).

O gabarito das provas são divulgados em sites após o término do horário definido para cada uma mas, não será o número de questões acertadas que definirá a sua nota nas provas do Enem.

As provas do Enem contém questões consideradas mais difíceis e questões consideradas mais fáceis. As questões mais difíceis têm um valor superior às demais.

Porém, o TRI adapta um método de correção que se o aluno acertar mais questões difíceis do que questões consideradas mais fáceis, ele teria ‘chutado’ a resposta. Caso isso aconteça, a nota das questões consideradas difíceis serão alterada para dar um balanceamento comparando as questões mais fáceis.

Por conta desse método de avaliação, acontece muito de estudantes acertarem o mesmo número de questões e o valor adquirido por cada ser diferente. Também ocorre de estudantes acertar um número inferior de questões e obter um resultado superior a estudantes que acertaram mais questões.

A nota das questões consideradas mais difíceis permanecem as mesmas se o aluno acertar um número balanceado ou igual de questões fáceis e difíceis.

A proposta de redação é a única que não pode sofrer alteração no seu valor, pois é apenas uma questão e uma só resposta.

A nota ideal para o participante obter nas provas do Enem é de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e uma nota superior a zero na redação. Consideramos esta nota ideal pois ela se enquadra em qualquer outro programa também gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação).

Dicas de português para o Enem

O ponto ideal para a realização das questões não só de Português é a interpretação das perguntas, símbolos, gráficos, imagens, tabelas, etc. Essa interpretação conta muito, as vezes você erra uma questão fácil no seu ponto de vista por falta desta interpretação.

Aconselhamos a todos que antes da realização das provas do Enem leiam algum livro, apostila ou qualquer outra coisa, para que pratiquem a sua leitura e interpretação durante a realização das provas do Enem.

Não é apenas realizar a leitura verbal, mas também a não verbal para que na hora saiba interpretar os símbolos, gráficos, dentre outros que são expostos nas provas.

Outro fator bastante importante e que merece atenção dos candidatos é a variação linguística. A linguagem é um instrumento determinante para a aproximação entre as pessoas, por isso, conhecer os tipos de linguagens, é fundamental para a realização das provas do Enem.

Ocorre muito nas redações as colocações erradas de palavras que se assemelham, tais como: a ou há, descriminar e discriminar, mas ou mais, meio ou meia, dentre outras.

É importante que estude essas colocações antes para que durante a redação não ocorra esse tipo de erro, pois qualquer erro básico já desconta nota de sua proposta de redação.

A gramática não é mais cobrada da forma que era antigamente, ou seja, descontextualizada, hoje ela sempre é abordada dentro do texto. Por exemplo, não basta conhecer todas as conjunções, é preciso entender os efeitos de sentido transmitidos por cada uma delas. Por conta disso é importante o estudo de determinadas colocações de palavras semelhantes.

Outro ponto que aconselhamos a todos estudarem é a colocação das palavras em determinados textos. Pois as vezes as mesmas palavras podem adquirir diferentes significados dentro de um texto.

Caso o estudante queira, ele pode realizar o download de provas do Enem de edições passadas no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponível no seguinte link: http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos.

As questões que você obter mais dificuldade, vocês anotam para que depois vocês realizam um estudo mais reforçado para aquelas na qual você não conseguiu responder.

Onde são divulgadas as notas do Enem

Após o término das provas, o Enem define um prazo para a correção das provas, e através do seu edital, publica às datas de cada etapa do programa. É de muita importância a leitura deste edital, pois nele está esclarecida todas as regras e normas do programa, além das datas.

Geralmente, a divulgação das notas das provas dos alunos que concluíram o ensino médio e realizaram as provas do Enem acontece em Janeiro. Já para os treineiros, a divulgação costuma ser em março.

Para visualizar a sua nota adquirida no Enem, o candidato deve acessar a página do participante do programa, disponível no seguinte link: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial. Serão válidas as notas divulgadas somente neste site.

Ao acessar a página do participante do Enem, o aluno deve informar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha criada durante a realização da sua inscrição no Enem.

Caso o aluno não se recorde, basta clicar na opção que aparece ‘esqueci minha senha’ que o Inep enviará imediatamente uma nova senha através do e-mail do aluno , também informado durante a realização da sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio.

Ao conseguir entrar na página do participante as suas notas estarão esclarecidas na tela principal. Já para o aplicativo do Enem, o candidato deve clicar na opção ‘resultado’ que aparece no menu do aplicativo.

Mostrada esclarecidamente a nota adquirida em todas as provas e na redação. Através daquelas notas o TRI calcula a média final obtida pelo participante nas provas do Enem, que também é esclarecida na página do participante.

Essa nota, será a nota de corte do aluno para os demais programas gerenciados pelo MEC que precisam da realização das provas do Enem para selecionar os candidatos.

Desejamos a todos os participantes do Enem, boa sorte!

Caso tenham mais dúvidas referente ao Exame Nacional do Ensino Médio, deixe-as nos comentário que teremos o prazer de esclarecê-las a vocês.

Dicas de Português para as Provas do Enem
Dê a sua nota e compartilhe!

Comente.