Como se Preparar para o Enem 2019 – I

Este é o primeiro de uma série de artigos onde vamos dar algumas dicas de como se prepara para o Enem 2019. O Exame Nacional do Ensino Médio não é um vestibular comum, pois é o maior do Brasil e é utilizado como critério de seleção para o ensino superior além de ser um método de avaliação da educação do ensino médio.

Muitos estudantes sofrem principalmente com a ansiedade, pois as inscrições ocorrem no mês de maio, mas as provas são aplicadas somente no segundo semestre, normalmente no mês de outubro. O principal passo de como se preparar para o Enem 2019 é se planejar, ter foco, objetivos e dedicação até o fim.

Os estudantes utilizaram a nota alcançada para se inscrever no Sisu – Sistema de Seleção Unificada, Prouni – Programa Universidade para Todos e Fies – Fundo de Financiamento na qual concorrerá a uma bolsa em instituições privadas e universidades federais.

Conhecendo o Enem 2019

Estudos Enem 2019
Conhecendo o Enem 2019

Primeiro passo para se preparar para o Enem 2019 é saber quais são as matérias cobradas. O exame é aplicado em dois domingos seguidos dividindo as quatro competências, sendo elas: Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias.

O exame é utilizado como critério de avaliação de aprendizado das escolas do ensino médio. Assim o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e o MEC – Ministério da Educação aplicam questões de múltiplas escolhas com base do aprendizado das escolas.

As áreas de conhecimento possuem as seguintes competências curriculares:

  • Linguagens e códigos: Literatura, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação e Artes;
  • Matemática: Normalmente são raciocínio e lógica, razão e proporção, regra de três, leitura e interpretação de gráfico, estatística, porcentagem, funções, análise combinatória, probabilidade e geometria plana;
  • Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia;
  • Ciências Humanas: Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

Os cadernos de prova do Enem 2019 serão elaborados com 180 questões divididas igualmente nos dois dias. É importante lembrar que o exame utiliza o TRI – Teoria de Resposta ao Item, na qual não avalia o número de acerto, mas sim o nível de conhecimento. Já a redação é corrigida por professores na qual avalia as 5 competências que o texto deverá ter.

Preparação para o Enem 2019

Preparação para o Enem 2019

Como é de se imaginar o exame exige muito mentalmente dos estudantes, pois é famoso pelos grandes textos e questões difíceis. Além de muito estudo é preciso trabalhar a mente, mas como fazer isso tudo com pouco tempo, pois muitos trabalham.

O primeiro passo para a preparação para o Enem 2019 é começar a se planejar, assim separando todos os horários como trabalho, estudo e lazer. Faça uma planilha de estudos separando aquelas matérias que vão estudar durante a semana. Lembrando que não vale repetir, pois é aconselhado que faça o planejamento diferente durante todas as semanas.

Mantenha o foco e trace objetivos, como por exemplo, após quinze dias de estudos faça uma das provas anteriores. Assim o estudante trabalha a mente para que no dia do exame já esteja acostumado com os grandes textos. Outro método de trabalhar a mente é através de leitura, ou seja, leia livros e jornais.

As provas das outras edições poderão ser encontradas no portal do Inep através do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos.

O principal de toda a preparação é manter a dedicação até o fim. Ao fazer o planejamento retire o tempo para lazer e para cada meta alcançada se recompense, assim o estudo não ficará tão chato e você não ficará desanimado.

O que os estudantes não podem esquecer de treinar é a redação, pois é uma das partes que os candidatos mais temem. Para um bom texto, faça o acompanhamento de notícias relacionadas ao Brasil, assim opte por um tema e faça uma redação, lembrando que é bom marcar o tempo.

Estudantes que não sabem por onde começar, mas gostariam de um tipo de cursinho, atualmente indicamos o descomplica, pois se encontra com preços ótimos tendo cursos a partir de 12x de R$12,90. O site pode ser visita no link https://descomplica.com.br/vestibulares/enem/.

Para fazer uma redação, entenda as cinco competências exigida na correção: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Como se Preparar para o Enem 2019 – I
4.7 (93.33%) 6 votos

Comente.