Como se inscrever no Enem 2020

As inscrições para um dos programas mais importantes para os estudantes que desejam realizar um curso em uma instituição federal de ensino superior está prestes de se iniciar. O MEC (Ministério da Educação) dará início em breve nas inscrições do Enem 2020 – Exame Nacional do Ensino Médio.

Para os alunos que ainda não se inscreveram, não perca mais tempo, fiquem atentos a todas as informações prestadas no decorrer deste artigo, pois é de absoluta importância para a realização da inscrição no programa.

Quem pode participar do Enem 2020

O Enem 2020 é um programa do governo federal que tem como finalidade a avaliação dos participantes para que com as notas adquiridas nas provas do programa, consiga vagas em instituições de ensino superior, seja ela privada ou federal.

No Enem 2020 será aplicada duas provas de conhecimentos gerais em dois domingos diferentes, somando em um todo 180 questões de múltipla escolha, sendo aplicada em cada dia de prova 90 questões.

No primeiro dia de prova do Enem 2020, além das questões de múltipla escolha será aplicada uma proposta de redação cujo o tema é totalmente secreto, sendo possível saber o que é somente na hora da prova.

Inscrições para o Enem 2020Podem participar do Enem 2020 os estudantes que já finalizaram o ensino médio, estão finalizando ou estão cursando. Para os alunos que ainda estão cursando o ensino médio, só poderão participar na condição de treineiro, pois a sua nota adquirida nas provas do programa não será utilizada para nenhum outro fim.

Para o Enem 2020 será estabelecida uma taxa de inscrição, que de acordo a edições passadas, foi no valor de R$ 82,00 com a disponibilidade de isenção desta mesma taxa para estudantes que se enquadram nas normas do programa.

Podem adquirir a isenção da taxa de inscrição três tipos de estudantes, que serão esclarecidos um pouco melhor mais abaixo.

O primeiro candidato que consegue o benefício de isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 é o concluinte do ensino médio em escola de rede pública, onde a mesma seja cadastrada no Censo Escolar da Educação Baixa.

Para estes, ao realizar o seu pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2020, precisa apenas informar o número do cadastro da escola no Censo Escolar, e após encerrar o seu pedido, estará automaticamente isento da taxa.

Outro candidato que consegue isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 é o que tem renda familiar inferior a um salário mínimo e meio por pessoa de sua família. Este candidato precisa de um pouco mais de atenção ao realizar o seu pedido de isenção, pois o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é totalmente encarregado da verificação das informações prestadas pelo participante ao realizar o pedido de isenção.

Caso o estudante cometa qualquer ato leviano e o mesmo ser descoberto pelo Inep, este aluno corre risco de responder por um processo e será impossível a sua participação nesta edição do Enem 2020.

O terceiro e último estudante que consegue isenção da taxa de inscrição do Enem 2020, são os alunos cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

Os que se integram no CadÚnico, precisam apenas informar o número do seu NIS (Número de Identificação Social) onde o mesmo precisa estar atualizado e sem nenhuma pendência. Após informado, o candidato também estará totalmente isento da taxa de inscrição do Enem 2020 após encerrar o seu pedido.

Para os participantes do Enem 2020 que não se enquadram em nenhum desses tipos de estudantes esclarecidos acima, será impossível que o mesmo consiga isenção da taxa de inscrição.

Como e onde se inscrever no Enem 2020

Aconselhamos a todos os alunos que têm o interesse em participar do Enem 2020 que antes de realizar a sua inscrição, façam a leitura do edital do programa, que é de extrema e absoluta importância.

Além de ser divulgada a data de todos os períodos do Enem 2020, lá também está esclarecida todas as regras e normas e, ao realizar a sua inscrição no programa o Inep entende que o candidato realizou a leitura e concordou com as regras e normas estabelecidas pelo programa.

As inscrições do Enem 2020 são realizadas na página do participante do programa, no site oficial do Inep, disponível no seguinte link: https://enem.inep.gov.br/participante/. Serão aceitas e válidas as inscrições realizadas somente neste site dentro do período definido pelo programa.

Para realizar a sua inscrição no Enem 2020, o candidato precisa ter em mãos os seguintes documentos pessoais: RG (Registro Geral) e o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Além de precisar dos documentos, o aluno precisa informar um endereço de e-mail e um número de telefone pessoal válidos que será através destes meios de comunicação que o candidato receberá todas as notificações sobre todas as novidades do Enem 2020.

Ao informar seus dados pessoais, o participante do Enem 2020 precisa escolher a opção de língua estrangeira que deseja realizar na prova, tendo como opção a língua Inglesa e Espanhola.

É sob total responsabilidade do candidato a informação da instituição onde deseja fazer as provas do Enem 2020, lembrando que a mesma instituição precisa estar cadastrada no programa.

Para finalizar a sua inscrição no Enem 2020, basta ao participante preencher corretamente todos os campos obrigatórios esclarecidos no ato da inscrição do programa.

Após ter encerrado a sua inscrição no Enem 2020, o candidato precisa aguardar a verificação do Inep nas informações prestadas e, caso o estudante tenha preenchido algo com informações falsas, a sua inscrição não será validada.

Tendo o Inep verificado e as informações prestadas pelo aluno durante a realização da sua inscrição no Enem 2020 e as mesmas tenham sido verdadeiras, será emitido o boleto de pagamento da taxa de inscrição do programa e, só após o efetuamento do pagamento o candidato estará com sua vaga garantida no programa.

Os estudantes que conseguiram isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 estarão com a vaga garantida no programa após encerrada a sua inscrição.

O pagamento da taxa de inscrição do Enem 2020 precisa ser efetuada dentro do período definido pelo Inep e publicado em edital, podendo ser realizado em qualquer agência bancária do país, casas lotéricas e agência dos Correios.

Reforçamos aqui mais uma vez a absoluta importância da leitura do edital do Enem 2020, pois se o pagamento da taxa de inscrição do programa for realizado fora do período definido e publicado em edital, o candidato não poderá participar do programa e nem terá o valor da taxa ressarcido.

Tendo o aluno efetuado o pagamento corretamente da taxa de inscrição do Enem 2020 dentro do período definido, o mesmo estará com sua vaga garantida no programa.

Qual a nota necessária para adquirir nas provas do Enem 2020 e poder participar dos demais programas do governo

O MEC além de gerenciar o Enem 2020, também é responsável por outros programas, como: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos), Fies (Financiamento Estudantil) e Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Para todos estes programas, a participação no Enem 2020 é essencial, pois as notas adquiridas nas provas do Enem é a nota que precisa para participar dos demais programas também gerenciados pelo MEC.

O Encceja é o programa que precisa da nota do Enem para seus fins, porém, caso algum participante do Encceja já tenha realizado as provas do Enem o mesmo pode somar a média dos dois programas.

Já para os demais programas, a média para participação é de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e uma nota superior a zero na proposta de redação.

A nota adquirida na proposta de redação tem uma importância extra, pois a mesma serve como critério de desempate caso a nota adquirida por dois alunos nas provas de conhecimentos gerais do Enem 2020 sejam a mesma.

É importante que o participante do Enem 2020 não vá realizar as provas com a média para participar dos programas como meta, pois essa nota é para participar dos programas, não para concorrer a uma vaga no curso e na instituição de desejo.

Cada média para cada curso é definida pela instituição que o mesmo faz parte, portanto é preciso que o participante do Enem 2020 foque na média para o curso e não para participar dos programas.

Vale a pena lembrar que estas mesmas notas de corte para cada curso sofre alterações diárias em todo o processo de seleção.

Desejamos a todos os estudantes que vão participar do Enem 2020, boa sorte!

E se ainda existir alguma dúvida sobre o Enem 2020, é só deixar nos comentários que teremos o prazer de esclarecer a vocês.

Como se inscrever no Enem 2020
5 (100%) 3 votos

Comente.